..........A Revista DIntBR é um produto do Projeto Design de Interiores Brasil, com foco na necessidade de levar informação de qualidade sobre o universo do Design de Interiores para a sociedade.
..........Idealizada, criada e editada pelo professor e designer Paulo Roberto Gonçalves de Oliveira, nossa Revista tem como premissa a desmistificação e a valorização do Design de Interiores através da merecida visibilidade junto à sociedade, órgãos públicos e demais consumidores de Design de Interiores e Ambientes para que compreendam como essa profissão é uma ferramenta imprescindível, capaz de contribuir na construção de espaços e de um país melhor para todos. Afinal, os designers de interiores não fazem apenas Decoração e, tampouco, atuam apenas em projetos residenciais.
..........O universo do Design de Interiores é muito vasto. As áreas de atuação possíveis para esses profissionais são muitas e diversificadas, porém, pouco aproveitadas pela sociedade. E é exatamente com essas tantas possibilidades que os designers de interiores podem e devem atuar através de seu olhar transdisciplinar e transformador, calcados na criatividade, na técnica e na inovação para criar espaços que atendam às necessidades dos usuários dentro das normas de segurança, conforto, bem-estar e qualidade ambiental.
..........Trazer à luz essas informações de forma correta através de uma Revista específica e exclusiva sobre Design de Interiores, de acesso gratuito a todos os interessados e feita por designers de interiores graduados e pesquisadores é a melhor forma de conscientizar todos os envolvidos (acadêmicos, profissionais e consumidores) sobre a importância de nossa área para a sociedade como um todo.
..........Nossa equipe conta com um time de profissionais de alta qualificação e conhecimento sobre a profissão. Todos trabalham voluntariamente para a Revista em nome da valorização da profissão. Conheça-os nas páginas de Editoria e na de Colunistas.


Presidência do Projeto DIntBR

PAULO OLIVEIRA
É graduado em Design de Interiores pela UNOPAR, com especializações em Docência do Ensino Superior (UNOPAR) e em Iluminação (IPOG). Autor do blog “Design: Ações e Criticas”. Foi co-fundador do Portal DesignBR. Escreveu por 2 anos a coluna “Luz e Design em foco” na Revista Lume Arquitetura. Foi professor de cursos de graduação em Design de Interiores na UNOESTE e em curso técnico no SENAC-PR. Atualmente atua como professor convidado em cursos de graduação e de pós-graduação. Palestrante em eventos como NDesign (2012, 2013, 2014,2015) e de outros encontros como RDesigns, semanas e jornadas acadêmicas entre outros. Possui artigos publicados em anais e revistas científicas como as do P&D e na Intramuros. É pesquisador independente nas áreas de História, Identidade, Educação e Método de Projeto. Atualmente fundou o Design de Interiores Brasil, empresa focada no desenvolvimento de produtos e serviços voltados a conscientização, desmistificação e valorização do Design de Interiores – como essa Revista.

 

O Conselho Deliberativo, responsável pelo apoio na gestão nos produtos e serviços do Projeto DIntBR, é composto por:
ABRAÃO CARLOS LOPES
ADELLE MENDES
NORA GEOFFROY
PAULO OLIVEIRA
RODRIGO ASSIS
ROSANA SILVA
SAMANTA CIDALEY
THIEGO BRANDÃO

 

 

NOSSOS COLUNISTAS:

 

COLUNISTA

 

COLUNA
ABRAÃO CARLOS LOPES

 

ANA CAROLINA MENDONÇA
Home Staging
ADELLE MENDES

Graduada pelo Instituto Federal da Paraíba e Pós-graduanda em Design e Inovação de Interiores pela Uniesp. É designer de interiores atuante no mercado paraibano há cerca de 12 anos. Sócia do Studio M, escritório de projetos, especialista em projetos comerciais, que atende por todo Brasil.

Projetos Comerciais
ANA CÉLIA CARNEIRO OLIVEIRA

Designer de Ambientes pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), especialista em Arte Educação e mestre em Design pela mesma instituição. Professora pesquisadora, integrante do Centro de Estudos em Design de Ambientes (CEDA) e membro suplente do Colegiado do curso de Design de Ambientes/ED da UEMG. Pesquisadora associada do Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) e lider da Linha de Pesquisa 3: Dinâmicas sociotteritoriais e culturais da/na América Latina.

 

Design para a felicidade
ANDRÉA KASPER

Arquiteta e Urbanista graduada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), possui Aperfeiçoamento em Saúde do Trabalhador (FIOCRUZ), é mestre e doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP/UFSC – área de concentração de Ergonomia), com Pós-Doutoramento, em andamento, no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (POSARQ/ UFSC – área de Concentração de Projeto e Tecnologia do Ambiente Construído), com pesquisa voltada para a Arquitetura Hospitalar. Possui experiência docente e como palestrante em disciplinas do Curso de Design de Interiores relacionadas à Ética e Legislação, Ergonomia e Ergonomia Aplicada e Fundamentação de TCC, além de Arquitetura Hospitalar e Arquitetura Efêmera, no Curso de Arquitetura e Urbanismo. Possui artigos publicados em Periódicos e Anais de eventos, participação em capítulo de livro e de outros documentos, principalmente, relacionados à Ergonomia e Arquitetura de Saúde, atuando como revisora de periódicos / eventos nas áreas citadas. Também, é Servidora da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES/SC) e Editora-Gerente da Revista de Saúde Pública de SC, além de integrante do Grupo Multidisciplinar de Ergonomia do Trabalho e Tecnologias Aplicadas (GMETTA/ UFSC/CNPq) da Universidade Federal de Santa Catarina. Foi Coordenadora Acadêmica da Associação Brasileira de Designers de Interiores da Regional de Santa Catarina.

Ergonomia
BETE BRANCO

Designer de Moda e Ambientes, especializada em Psicologia das Cores para Ambientes. É Técnica em Construção Civil pelo Liceu Nilo Peçanha, Niterói – RJ e possui diversos cursos como Desenho de Propaganda – SENAC Rio e Curso de Cromoterapia Nelma Sant’Anna – Rio. Estilista, Designer e Visual Merchandisinger. Atuou em várias confecções, de vários segmentos, desenvolvimento de coleções, desenho de estamparia, desenho de embalagens, vitrine e decoração de lojas e stands. Consultora de cores de Tintas International (pioneira no sistema tintométrico), técnica em pintura imobiliária, projetos e consultorias de cores para residências e empresas como shoppings, indústrias, hospitais, escolas, academias, comércio, restaurantes, bancos, clubes, espaços públicos, etc. Cursos, palestras e workshops sobre Psicologia da Cor. Cursos, palestras e treinamentos sobre tintas e pintura imobiliária. Cursos de Desenho de Perspectiva a Sentimento.

 

Cores
BRUNA DÓRIA

Designer de Interiores graduada pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia em 2011. Mestra em Artes Visuais pelo Programa de Pós-Graduação da Escola de Belas Artes – PPGAV/EBA/UFBA (2018). Doutoranda em Design na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo – FAU/USP. Durante a graduação estagiou na empresa Educandus onde desenvolveu cenários digitais para softwares educacionais, personagens em animação digital, layout e interfaces de jogos educativos e colaborou no desenvolvimento do portal do programa PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (2008-2011) criando a interface web de acesso às aulas da prefeitura municipal de Salvador-Bahia. Como pesquisadora atua principalmente nos seguintes temas: arte-design, processos criativos, mobiliário, design de interiores, contemporâneo, identidade cultural, feminismo, mulheres, feminismo interseccional e decolonial.

 

Identidades Culturais Contemporâneas
CARLOS CAMAPE

Bacharel em Design de Ambientes pela Universidade do Estado de Minas Gerais/Escola de Design (UEMG-ED). Especialização em andamento em Pós-Graduação em Growth Hacking & Agile Mindset (HSM AUTOMAÇÃO E SERVIÇOS LTDA, HSM, Brasil). Mestre em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Docente na UNA Pouso Alegre nos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharias e Analista de marketing no Grupo Automação – Pouso Alegre/MG. Extensão e Iniciação científica: atuando recentemente como professor TP (2020/2) no Projeto AoCubo: Lab. de Práticas Extensionista para o curso das engenharias na UNA Pouso Alegre e como bolsista técnico (desenvolvimento de expografia, materiais e projeto gráfico) no Projeto A Comunidade de Douradinho na Origem do Sul de Minas: História e memória no fortalecimento de identidades locais (2020/2).

Design Urbano
CRISTIANO CUNHA

Tecnólogo em Design de Interiores formado pela Universidade Potiguar (2015). Especialista (MBA) em Comunicação e Marketing pela Universidade Cruzeiro do Sul (2017). Arquiteto e Urbanista pela Universidade Potiguar (2018). Atualmente dirige a Cristiano Cunha | Arquitetura, Urbanismo e Design de Interiores. Colunista da revista nacional Design de Interiores Brasil. Atuou como Conselheiro Nacional de Políticas Culturais, onde foi Delegado Estadual do Setorial de Design do RN, pelo Ministério da Cultura (2018). Tem experiência em escritórios como Matheus Duarte Arquitetura (2017), Nossa Forma Arquitetura (2019) e Perita Arquitetura (2020). Diretor de Arte e Artista Visual na Confraria das Artes (2015-atualmente).

Representação Gráfica
CÁSSIA MASCARENHAS

Baiana, apaixonada por arte e cinema, se formou em Design de interiores pela Escola de Belas Artes/ UFBA (2013). Fez pós graduada em Metodologia e Docência do Ensino Superior (2016) porquê ama passar conhecimento. Daí lecionou disciplinas como desenho digital (AutoCAD e Sketchup), desenho técnico, projeto interiores comerciais, ergonomia e acessibilidade, geometria descritiva, cenografia e introdução ao design. Mestranda em Artes Visuais na Escola de Belas Artes – UFBA na linha de pesquisa em Arte e Design, sob orientação da Prof.ª Dr.ª Suzi Maria Mariño com projeto de dissertação em design emocional e a vitrine enquanto demonstração artística. E atua como designer de Interiores em projetos residenciais, comerciais e consultoria de ambientes a frente do Studio Cá Design.

Arte Aplicada
DENISE CHANE

Possui mestrado em História e Crítica da Arte pela Universidade Federal do ES (UFES). Possui graduação e pós-graduação em Design de interiores pela Fundação de Assistência e Educação (Centro Universitário FAESA). Atualmente é professora do Centro Universitário FAESA. Foi coordenadora acadêmica regional do ES – ABD (Associação Brasileira de Designers de Interiores). Foi instrutor de Design – Senac ES de 1993 a 2016. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Desenho, atuando principalmente nos seguintes temas: projeto, empresa, casa cor, planejamento estratégico e escola.

Detalhamentos

 

GRAZIELE MONTEIRO
Projetos Residenciais
LUDSON ZAMPIROLLI

Formado em Design de Interiores pela Belas Artes de São Paulo, tem sua carreira focada em inovação e Design de Produto, com foco ajustado para robótica e rochas naturais. Sua vivência é em chãos de fábrica, projeto e parametrização, e já trabalhou com indústrias no Brasil, Itália, Inglaterra e China. Por 18 anos, foi professor universitário para a graduação em Design de Interiores em Vitória-ES onde a principal disciplina era PROTOTIPIA, com foco no desenvolvimento de protótipos englobando vários materiais, tecnologias e processos para o desenvolvimento de produtos autorais.

Mockup e Protótipo
MÁRCIA NASSRALLAH

Graduada em Design de Ambientes pela Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG com Especialização Lato Sensu em Ergonomia. Experiência de mais de 15 anos em Paisagismo e Visual Merchandising. Docente convidada no Senac-SP nas áreas de Design de Interiores, Visual Merchandising, Vitrinismo, Técnicas de Exposição de Produtos, Paisagismo e Ergonomia. Consultora de Jardinagem e Paisagismo. Criadora de conteúdo para Workshop de Jardinagem e Visual Merchandising. Editora de Jardinagem no Blog Simples Decoração. Atuante nas redes sociais. Ativa em trabalho voluntário. Pesquisadora independente com matérias publicadas em Anais de Congressos, Jornais, TV e Revistas.

Projetos de Jardinismo
NÁDIA MATTOS MELO

Mestranda em Recursos Naturais (UFMS) Especialista em Design Sustentável (UNYLEYA 2021) segunda Graduação em andamento em Gestão Ambiental (UNIGRAN – EAD), Pós-Graduada em Metodologias para Educação a Distância pela (UNIDERP 2015) e Tecnóloga em Design de Interiores pelo Centro Universitário Anhanguera de Campo Grande (UNAES 2013). Atuou por 5 anos como Coordenadora e Professora titular do curso Tecnológico em Design de Interiores da UNIGRAN Capital. Docente – UNIGRAN EAD no curso Tecnológico em Design de Interiores. Gestora da Pós-Graduação em Interiores e Lighting Design oferecido pela UNIGRAN Capital. Tem experiência na área de Design de Interiores atuando principalmente nos seguintes temas: projetos de interiores, conforto ambiental, ambientes saudáveis e sustentabilidade. Atua com Designer desenvolvendo projetos em ambientes Residenciais, Corporativos e de Consultoria. Assina a coluna Projetos Educacionais na Revista online DIntsBR. Foi Coordenadora Acadêmica da ABD/MS (Associação Brasileira de Designers de Interiores – Regional MS) por 06 anos, atuando principalmente junto as escolas e universidades que oferecem o curso Técnico e Tecnológico em Design de Interiores. Atua constantemente em palestras, cursos e eventos oferecidos a Designers, Arquitetos e áreas afins.

 

Projetos para Educação
NADJA MARIA MOURÃO

Designer de Ambientes pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), mestra e doutora em Design pela mesma instituição, com pós-doutorado em Design pelo PPGDg/UFMA. Professora titular do curso de Design de Ambientes e do curso de Artes Visuais (licenciatura) e membro do colegiado do AVL da Escola de Design/UEMG. Coordenadora de Pesquisa do CLAEC – Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura. Lider dos grupos de pesquisa CNPq: DECTESIS – estudos em design, comunidades, tecnologias sociais e iniciativas sustentáveis e Estudos em Design, Identidade e Território.

 

Design Social
NEANDRO NASCIMENTO

Designer de Interiores, formado pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro – EBA/UFRJ, especialista em Ergonomia e Usabilidade, formado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC/RJ. Atua como designer, nas vertentes: interiores (residenciais e comerciais), gráfico (marca e sinalização), produto (mobiliário), em consultorias e projetos. Docente em cursos de Design de Interiores, Design Gráfico, Design de Moda, Arquitetura e Urbanismo, desde 2002.

Causos
NORA GEOFFROY

Doutora em Arquitetura e Urbanismo (FAU-USP), Mestre em Psicologia Social (IP-UFRJ) e Bacharel em Composição de Interior (EBA-UFRJ), atua há mais de 40 anos no ensino na UFRJ, tendo como foco de seus estudos e de sua prática o fortalecimento do campo de Design de Interiores, através da consolidação da formação profissional e da busca pela excelência, atribuindo à intervenção do designer de Interiores nos espaços – com foco no usuário, responsabilidade significativa na busca da qualidade de vida inclusiva e pautada no bem comum.

Por dentro da Academia
PAULO OLIVEIRA

É graduado em Design de Interiores pela UNOPAR, com especializações em Docência do Ensino Superior (UNOPAR) e em Iluminação (IPOG). Autor do blog “Design: Ações e Criticas”. Foi co-fundador do Portal DesignBR. Escreveu por 2 anos a coluna “Luz e Design em foco” na Revista Lume Arquitetura. Foi professor de cursos de graduação em Design de Interiores na UNOESTE e em curso técnico no SENAC-PR. Atualmente atua como professor convidado em cursos de graduação e de pós-graduação. Palestrante em eventos como NDesign (2012, 2013, 2014, 2016) e de outros encontros como RDesigns, semanas e jornadas acadêmicas entre outros. Possui artigos publicados em anais e revistas científicas como as do P&D e na Intramuros. É pesquisador independente nas áreas de História, Identidade, Educação e Método de Projeto. Atualmente fundou o Design de Interiores Brasil, empresa focada no desenvolvimento de produtos e serviços voltados a conscientização, desmistificação e valorização do Design de Interiores – como essa Revista.

Nossa História
RENÉ GALESI

Mestre em Arquitetura e Urbanismo pelo Mackenzie/SP; Engenheiro Civil pela FUMEP/SP; especialista em Gestão de Empreendimentos pela FGV; professor da UNESA com ênfase em História da Arquitetura e Urbanismo, Projetos de Edificações Verticais e Estruturas Complexas; coordenador do Curso Arquitetura e Urbanismo da UNESA; Coordenador do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu – Arquitetura de Hospitais, Clínicas e Laboratórios do INBEC.

Patologias Construtivas
RODRIGO ASSIS

Designer de Interiores pela Faculdade Cambury – GO (2012), pós-graduado em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Brasileira de Educação e Cultura – FABEC – GO (2013) e Master em Arquitetura e Iluminação pelo IPOG – Instituto de Pós Graduação (2014). Atualmente é iluminador efetivo da Universidade Federal de Goiás – UFG, responsável pela iluminação dos espetáculos dos cursos de Artes Cênicas, Música e Direção de Arte e junto a isso trabalha com os professores nas aulas de Iluminação dos referidos cursos. Autor do livro “Design da Iluminação – Iluminação cênica de um espetáculo teatral (https://rodrigohorse.com.br/livro/). Professor da pós-graduação do IPOG e pela Faculdade Unicuritiba na pós-graduação Arquitetura de Iluminação e colunista da revista “Luz & Cena”. Organizador do evento Encontro Som & Luz (www.encontrosomeluz.com.br), evento que reúne profissionais da área de iluminação e som, colunista da revista Design de Interiores BR (https://designdeinterioresbr.design) que no qual discorre sobre iluminação. Coordena o projeto em andamento “Museu da Luz” (http://museudaluz.org), a ser instalado na UFG. Representa a Cast Soft (Canadá), com o projeto estudantil sobre o software Wysiwyg Lighting Design e seus produtos (https://ipog.edu.br/curso/iluminacao-cenica-software-wysiwyg/). Ministra diversas oficinas e cursos na área de iluminação. Atua como Iluminador Cênico há mais de 20 anos em espetáculos teatrais e shows que no qual já foi premiado em diversos festivais a nível nacional como Iluminador Cênico. Coordena e é diretor técnico de Festivais Nacionais e Internacionais na área de Artes Cênicas.

Projetos de Iluminação
ROSANA SILVA

Formada em curso Técnico em Eletrônica – CEFET – RJ – 1980. Especializada em Análise de Sistemas pela Uerj/CPuerj – RJ – 1986; Atuou como Técnica em Eletrônica, Analista de Sistemas, Professora de Informática e Gerente de Projetos de TI – 1980 a 2008; Graduada em Administração de Empresas – UniverCidade – RJ – 2007; Especializada em Design de Interiores pela Puc – RJ – Curso de Extensão Lato Sensu em Design de Interiores – 2008; Pintora, já tendo participado de exposições em grupo e individual de seus trabalhos artísticos. Fez diversos cursos nas áreas de Decoração de Interiores e Paisagismo, Pintura à Óleo, Acrílica, História da Arte, Criatividade, Composição Artística, Teoria das Cores e Produção de Eventos. Assessoria administrativa, elaboração de documentação e acompanhamento de projetos no escritório da arquiteta Maria Amélia Raeder – Rj- 2008/2009. Editora-proprietária do Blog Simples Decoração, referência há 11 anos para estudantes e profissionais na área de Decoração, Arquitetura e Design de Interiores. Editora de Decoração do Portal Gabriel on Line em 2010/11. Escreveu diversas matérias e elaborou palestras/workshops para revistas, sites e empresas na área de Decoração. Elaborou apostilas, cursos, treinamentos e e-books, nas áreas de informática e decoração.

Decoração
ROSANGELA BIMONTI RODRIGUES

Arquiteta e Urbanista, Design de Interiores, Design e Educadora Física. Minha capacitação, dentro das áreas de Arquitetura, Design, Educação Física e Fisioterapia resulta no entendimento dessa integração, com seu grande valor e interesse das necessidades das ligações em questão, inserindo dentro de uma linha evolutiva minha tragetória, a favor da causa. A concepção arquitetural orgânica é a essência, que através de estudos e analises é possível esse entendimento direto. O Homem de Vitrúvios de Leonardo DVincy é ícone para as Ciências e a Arquitetura, mostra e conclui essa afirmação de interligação. Rosangela

 

Materiais, Acabamentos e Equipamentos
SAMANTA CIDALEY

Doutora em Design, Mestre em História, Especialista em Folclore e Cultura Popular é Graduada em Design de Ambientes (Decoração) pela Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais. Desde 2016 é Professora efetiva no Instituto Federal de Minas Gerais, atuando nos cursos de Design de Interiores e Técnico Integrado de Edificações. Atualmente é coordenadora do Setor de Extensão do campus Santa Luzia. Entre os anos de 2003 e 2016, atuou como docente na Escola de Design da UEMG, também exercendo cargos de gestão na instituição tais como a coordenação do Centro Design Empresa, a gestão da Incubadora de Empresas e Negócios de Design e a subcoordenação do curso de Design de Ambientes. Coordena o Grupo de Pesquisa do CNPq, Design para Ambientes, dedicando-se aos estudos relacionados à Pesquisa, Ensino e Projeto de Design.

Identidade Profissional
SILVANA CARMINATI

Bacharel em Design de Interiores pela Belas Artes de SP. Especializada em Gestão Empresarial e em Liderança de Pessoas, está em seu segundo mandato como Presidente da ABD – Associação Brasileira de Design de Interiores e acumula o cargo de Presidente do CIDI para a América Latina.

Painel ABD
THÁBATA BRITO

Doutoranda em Design pela Universidade de São Paulo – FAUUSP; Mestra em Design, Inovação e Sustentabilidade pela Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG e graduada em Design de Ambientes também pela UEMG. Desde 2015 é professora universitária. Lecionou no Instituto Federal de Minas Gerais, na Universidade do Estado de Minas Gerais e atualmente dar aulas no Centro Universitário UNA. Atuando nos cursos de Design de Interiores, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e Design Gráfico. Há mais de dez anos trabalha na área do design de interiores desenvolvendo projetos residenciais, comerciais e institucionais sendo que há cinco anos se dedica ao escritório próprio.

Método de Design
THIEGO BRANDÃO

Mestre em Design, pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Atualmente cursa o MBA em Desenvolvimento de Startups. Especialista em Docência na Educação Profissional e Tecnológica pelo SENAI – CETIQT-RJ, possui MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, pelo Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNIRN). Graduado em Design de Interiores pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do estado da Paraíba. Professor na FACULDADE REBOUÇAS DE CAMPINA GRANDE. Supervisor técnico no SENAI – Departamento Regional da Paraíba, onde atua como interlocutor da Saga SENAI de Inovação e demais projetos de inovação em educação.

Projetos de Design para Saúde
WALÍSSON SANTOS

 

 

Design Vernacular e Método

 

 

QUEM JÁ PASSARAM POR AQUI:

 

CONVIDADO(A)

 

CURRÍCULO COLUNA
LAURA ESTRELLA

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Tiradentes, na linha de Educação e Comunicação – UNIT (2014). Tem Especialização em Magistério Superior pela Universidade Tiradentes – UNIT (2008), graduada em Composição de Interiores pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (1982). Tem experiência na área de Interiores, Design de mobiliário, Vitrinismo e Magistério Superior. Foi Coordenadora do Curso Tecnológico em Design de Interiores – UNIT, onde foi Presidente do NDE do curso. É Líder do grupo de Pesquisa Design, Ergonomia e Arte – DEA, certificado pelo CNPq. Membro do NUP- Núcleo de projeto de Arquitetura e Design de Interiores-UNIT. Dirige escritório próprio de Projetos de Ambientação. Possibilidades de trabalhar em outros estados.

Opinião (N°.1)
Renata Rubim

É designer de superfícies e consultora de cores. Autora de “Desenhando a Superfície”, Ed. Rosari – SP, colabora com a difusão do design em projetos industriais e educativos. Seus projetos a frente do escritório Renata Rubim Design & Cores (RRD&C) já receberam diversos prêmios nacionais e internacionais.

 

Materiais (N°.1)
Bete Branco

Designer de Moda e Ambientes, especializada em Psicologia das Cores para Ambientes. É Técnica em Construção Civil pelo Liceu Nilo Peçanha, Niterói – RJ e possui diversos cursos como Desenho de Propaganda – SENAC Rio e Curso de Cromoterapia Nelma Sant’Anna – Rio. Estilista, Designer e Visual Merchandisinger. Atuou em várias confecções, de vários segmentos, desenvolvimento de coleções, desenho de estamparia, desenho de embalagens, vitrine e decoração de lojas e stands. Consultora de cores de Tintas International (pioneira no sistema tintométrico), técnica em pintura imobiliária, projetos e consultorias de cores para residências e empresas como shoppings, indústrias, hospitais, escolas, academias, comércio, restaurantes, bancos, clubes, espaços públicos, etc. Cursos, palestras e workshops sobre Psicologia da Cor. Cursos, palestras e treinamentos sobre tintas e pintura imobiliária. Cursos de Desenho de Perspectiva a Sentimento.

 

Cores (N°.2)
Raphael Ticiano

Graduado em Design de Interiores (2013) e graduando em Engenharia Civil (2020), ambas pela Universidade de Uberaba. Está à frente do escritório Raphael Ticiano Designer de Interiores, onde desenvolve projetos comerciais, residenciais e corporativos.

 

Opinião (N°.2)
Ana Célia Carneiro Oliveira

Designer de Ambientes pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), especialista em Arte Educação e mestre em Design pela mesma instituição. Professora pesquisadora, integrante do Centro de Estudos em Design de Ambientes (CEDA) e membro suplente do Colegiado do curso de Design de Ambientes/ED da UEMG. Pesquisadora associada do Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) e lider da Linha de Pesquisa 3: Dinâmicas sociotteritoriais e culturais da/na América Latina.

 

Opinião / Produção Acadêmica (N°.3)
Nadja Maria Mourão

Designer de Ambientes pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), mestra e doutora em Design pela mesma instituição, com pós-doutorado em Design pelo PPGDg/UFMA. Professora titular do curso de Design de Ambientes e do curso de Artes Visuais (licenciatura) e membro do colegiado do AVL da Escola de Design/UEMG. Coordenadora de Pesquisa do CLAEC – Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura. Lider dos grupos de pesquisa CNPq: DECTESIS – estudos em design, comunidades, tecnologias sociais e iniciativas sustentáveis e Estudos em Design, Identidade e Território.

Opinião / Produção Acadêmica (N°.3)