LINHA EDITORIAL

……….O Projeto DIntBR oferece produtos e serviços voltados à informação e educação sobre o Design de Interiores e adota abordagens científicas e mercadológicas para ampliar sua capacidade de resposta aos diversos públicos interessados no assunto.

……….Com isso faz-se necessário estabelecer uma linha editorial para o Projeto DIntBR. Esses produtos e serviços buscam atender um espectro amplo de domínios de conhecimento, perspectivas e questões acerca do Design de Interiores contemplando temáticas e metodologias inovadoras e de pouca divulgação sobre a área, enfatizando a experimentação e as abordagens contemporâneas catalisando e promovendo a confluência de novas práticas, perspectivas e olhares que tenham como ênfase os processos teóricos, práticos, criativos e disruptivos. Dentre esses produtos está a Revista DIntBR. Tem como objetivos:

  1. Primar pela qualidade, ineditismo, inovação e reflexão na informação acerca do universo do Design de Interiores;
  2. Levar informação de qualidade para o mercado sobre o que é e para que serve, na realidade, o Design de Interiores, de forma adequada, visando desmistificar e corrigir as distorções ainda existentes;
  3. Fomentar a reflexão crítica e a proposição de ações e práticas dirigidas ao perfeito entendimento e ao aprimoramento do ensino e da prática do Design de Interiores brasileiro;
  4. Conclamar as instituições e academia brasileiras de Design de Interiores a promover o desenvolvimento, otimizar e implantar políticas de construção de conhecimentos sobre o Design de Interiores;
  5. Analisar e avaliar os mecanismos legais, judiciais e administrativos disponíveis, para a superação das dificuldades acadêmicas e mercadológicas enfrentadas por nossos acadêmicos e profissionais;
  6. Divulgar perspectivas inovadoras e ideias provocativas sobre temas relevantes para o mundo do Design de Interiores;
.
.
O Conselho Editorial, responsável pela criação das diretrizes e condicionantes dos produtos e serviços do Projeto DIntBR, é composto por:
Prof.ª Ms.ª Ana Celia Carneiro Oliveira


Bacharel em Decoração (Design de Ambientes) pela Fundação Mineira de Arte Aleijadinho – Escola de Artes Plásticas (1993), especializada em Arte-Educação pela UEMG – Faculdade de Educação (1990), Mestre em Design, PPGD/UEMG, área de concentração: Design, Inovação e Sustentabilidade. Professora titular da UEMG – Escola de Design. Membro Titular do Conselho Departamental e do Colegiado do curso de Design de Ambientes / UEMG. Atualmente é pesquisadora associada do Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura e Líder da linha de Pesquisa 3: Dinâmicas socioterritoriais e culturais da/na América Latina. Vice – líder do Grupo de Pesquisa do CNPq: Estudos em Design, Comunidades, Tecnologias Sociais e Iniciativas Sustentáveis/DECTESIS.

 

Prof.ª Dr.ª Andrea de Aguiar Kasper


Arquiteta e Urbanista graduada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), possui Aperfeiçoamento em Saúde do Trabalhador (FIOCRUZ), é mestre e doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP/UFSC – área de concentração de Ergonomia), com Pós-Doutoramento, em andamento, no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (POSARQ/ UFSC – área de Concentração de Projeto e Tecnologia do Ambiente Construído), com pesquisa voltada para a Arquitetura Hospitalar. Possui experiência docente e como palestrante em disciplinas do Curso de Design de Interiores relacionadas à Ética e Legislação, Ergonomia e Ergonomia Aplicada e Fundamentação de TCC, além de Arquitetura Hospitalar e Arquitetura Efêmera, no Curso de Arquitetura e Urbanismo. Possui artigos publicados em Periódicos e Anais de eventos, participação em capítulo de livro e de outros documentos, principalmente, relacionados à Ergonomia e Arquitetura de Saúde, atuando como revisora de periódicos / eventos nas áreas citadas. Também, é Servidora da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES/SC) e Editora-Gerente da Revista de Saúde Pública de SC, além de integrante do Grupo Multidisciplinar de Ergonomia do Trabalho e Tecnologias Aplicadas (GMETTA/ UFSC/CNPq) da Universidade Federal de Santa Catarina. Foi Coordenadora Acadêmica da Associação Brasileira de Designers de Interiores da Regional de Santa Catarina.

Prof. Dr. Bianco Zalmora Garcia

Bacharel e Licenciado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) e pela Faculdade de Educação (FEUSP) da Universidade de São Paulo (Bacharelado/1990-1994 e Licenciatura/1993-1995) e Graduado em Teologia pelo Instituto Superior de Filosofia e Teologia dos Frades Capuchinhos Paraná Santa Catarina (1980/1985). Mestre em Educação (1995-1999) e Doutor em Educação – Filosofia da Educação (2001-2005) pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Desde o mestrado e doutroado, suas atividades de pesquisa se movimentam nas interfaces relacionadas à Democracia e Educação, de caráter emancipatório, tendo por referência os fundamentos teórico-práticos da teoria do agir comunicativo de Jürgen Habermas e da teoria da ação dialógica de Paulo Freire com ênfase naqueles aspectos relacionados à ética e radicalidade democrática, formação da cidadania democrática e da subjetividade ética, gestão democrática e políticas educacionais. Atualmente professor aposentado pela Universidade Estadual de Londrina, onde, até agosto de 2019, atuava como Professor Associado do Departamento de Filosofia do Centro de Letras e Ciências Humanas (CCH/UEL), vinculado à área de Ética e Política. Por seu comprometimento com a pós-graduação e a pesquisa, após sua aposentadoria, se propos a contribuir nessa Universidade, como professor convidado no Mestrado em Direito Negocial e nas Especializações nas áreas filosófico e jurídica do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CESA/UEL), desenvolvendo sua docência em Metodologia de Pesquisa Científica, com ênfase em Elaboração e Desenvolvimento de Projetos de Pesquisa Científico-Jurídica e Redação Científica, e em Didática ou Metodologia do Ensino Superior. Na Universidade Estadual de Londrina já atuou como diretor de ação pedagógica na Pró-Reitoria de Graduação (2000/2002), coordenador pedagógico da COPESE Comissão Permanente de Seleção – Vestibular (2000/2002), coordenador do Colegiado do Curso de Filosofia, coordenador de Estágios do Departamento de Filosofia e outros cargos e funções. De 2007 a 2018, atuou como coordenador do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu – Especialização em Filosofia Política e Jurídica da Universidade Estadual de Londrina. Como pesquisador, o enfoque principal de sua pesquisa concentra-se na intersecção de temáticas relacionadas com a Ética, Esfera Pública, Cidadania, Dignidade Humana, Políticas Públicas, Democracia e Direito pautadas na referência ao Estado Democrático de Direito.

 

Prof.ª Dr.ª Bruna Villas-Bôas Dória Lins

Designer de Interiores graduada pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia em 2011. Mestra em Artes Visuais pelo Programa de Pós-Graduação da Escola de Belas Artes – PPGAV/EBA/UFBA (2018). Doutoranda em Design na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo – FAU/USP. Durante a graduação estagiou na empresa Educandus onde desenvolveu cenários digitais para softwares educacionais, personagens em animação digital, layout e interfaces de jogos educativos e colaborou no desenvolvimento do portal do programa PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (2008-2011) criando a interface web de acesso às aulas da prefeitura municipal de Salvador-Bahia. Como pesquisadora atua principalmente nos seguintes temas: arte-design, processos criativos, mobiliário, design de interiores, contemporâneo, identidade cultural, feminismo, mulheres, feminismo interseccional e decolonial.

 

 

Prof. Dr. Carlos Magno Pereira
Bacharel em Design de Ambientes pela Universidade do Estado de Minas Gerais/Escola de Design (UEMG-ED). Especialização em andamento em Pós-Graduação em Growth Hacking & Agile Mindset (HSM AUTOMAÇÃO E SERVIÇOS LTDA, HSM, Brasil). Mestre em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Docente na UNA Pouso Alegre nos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharias e Analista de marketing no Grupo Automação – Pouso Alegre/MG. Extensão e Iniciação científica: atuando recentemente como professor TP (2020/2) no Projeto AoCubo: Lab. de Práticas Extensionista para o curso das engenharias na UNA Pouso Alegre e como bolsista técnico (desenvolvimento de expografia, materiais e projeto gráfico) no Projeto A Comunidade de Douradinho na Origem do Sul de Minas: História e memória no fortalecimento de identidades locais (2020/2).
Prof. Dr. Josivan Pereira da Silva


É formado em Arquitetura e Design de Interiores, professor adjunto da Universidade Anhembi Morumbi e Universidade Paulista em São Paulo. Como professor convidado leciona nas pós-graduações das seguintes instituições: IPOG, Unicesumar, USCS e Belas Artes. Doutorando pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP e Mestre pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP, tendo como objeto de pesquisa a fenomenologia das cores. Nos últimos 15 anos lecionou e coordenou o curso de Design de Interiores do Senac e da Escola Técnica Estadual Carlos de Campos. Especialista em Arquitetura Comercial pelo Centro Universitário Senac e em Iluminação pelo IPOG. É membro da Associação Brasileira dos Arquitetos de Iluminação (ASBAI) e da Associação Pro Cor do Brasil. Diretor do escritório Josivan Benegate Lighting Architect, onde desenvolve projetos de Arquitetura, Interiores e Iluminação.

Prof.ª Dr.ª Nadja Maria Mourão, phd


Bacharelado em Design de Ambientes pela Fundação Mineira de Arte Aleijadinho – Escola de Artes Plásticas. Pós-Graduação em Arte Educação pela Faculdade de Educação/UEMG. Doutora e mestra Design pelo PPGD/ UEMG – Universidade do Estado de Minas Gerais, Título da Tese: Tecnologias Sociais: Diretrizes para Empreendimentos Sociocriativos. Pós-doutorado em Design pelo PPGDg/UFMA – Universidade Federal do Maranhão, Bolsista de Pós-Doutorado da CAPES, pesquisa: Sustentabilidade com resíduos vegetais da Amazônia Maranhense. Professora Titular e Coordenadora do Centro de Extensão da Escola de Design da UEMG. Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq: Estudos em Design, Comunidades, Tecnologias Sociais e Iniciativas Sustentáveis/DECTESIS, e do grupo: Design, Identidade e Território/DIT. Atualmente atua como Coordenadora Adjunta de Pesquisa do e Pesquisadora Voluntária do Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura.

 

Prof. Esp. Neandro Vasconcelos do Nascimento


Bacharel em Design de Interiores, formado pela Escola de Belas Artes (EBA) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Especialista em Ergonomia e Usabilidade, formado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ). Atuou como professor nas disciplinas de Ergonomia Aplicada ao Design de Postos de Trabalho e Diagnose Ergonômica, na pós-graduação da São Camilo, na área da Saúde, em parceria com a Faculdade de Tecnologia do Nordeste, FATENE. Professor nos cursos de Design de Interiores, Design Gráfico, Design de Moda, Arquitetura e Urbanismo, de 2005 a 2019, e coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Design de Interiores, do Centro Universitário Estácio/CE, de 2009 até dezembro de 2019.

 

 

Prof.ª Dr.ª Nora Guimarães Geoffroy


Doutora em Arquitetura e Urbanismo (FAU-USP), Mestre em Psicologia Social (IP-UFRJ) e Bacharel em Composição de Interior (EBA-UFRJ), atua há mais de 40 anos no ensino na UFRJ, tendo como foco de seus estudos e de sua prática o fortalecimento do campo de Design de Interiores, através da consolidação da formação profissional e da busca pela excelência, atribuindo à intervenção do designer de Interiores nos espaços – com foco no usuário, responsabilidade significativa na busca da qualidade de vida inclusiva e pautada no bem comum.

Prof. Esp. Paulo Roberto Gonçalves de Oliveira

É graduado em Design de Interiores pela UNOPAR, com especializações em Docência do Ensino Superior (UNOPAR) e em Iluminação (IPOG). Autor do blog “Design: Ações e Criticas”.
Foi co-fundador do Portal DesignBR. Escreveu por 2 anos a coluna “Luz e Design em foco” na Revista Lume Arquitetura. Foi professor de cursos de graduação em Design de Interiores na UNOESTE e em curso técnico no SENAC-PR. Atualmente atua como professor convidado em cursos de graduação e de pós-graduação. Palestrante em eventos como NDesign (2012, 2013, 2014, 2016) e de outros encontros como RDesigns, semanas e jornadas acadêmicas entre outros. Possui artigos publicados em anais e revistas científicas como as do P&D e na Intramuros. É pesquisador independente nas áreas de História, Identidade, Educação e Método de Projeto. Atualmente fundou o Design de Interiores Brasil, empresa focada no desenvolvimento de produtos e serviços voltados a conscientização, desmistificação e valorização do Design de Interiores – como essa Revista.

 

Prof.ª Rosangela Bimonti Rodrigues


Curso técnico/profissionalizante em Design de Interiores – SENAC Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial SP. Curso técnico/profissionalizante em Projeto e Planejamento de Escritórios – SENAC Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial SP. Graduação em Educação Física – Faculdade de Educação Física de Santo André, FEFISA. Graduação em Arquitetura e Urbanismo – União Educacional do Planalto Central, UNIPLAC.

 

Prof.ª Dr.ª Samantha Cidaley de Oliveira Moreira


Doutora em Design, Mestre em História, Especialista em Folclore e Cultura Popular é Graduada em Design de Ambientes (Decoração) pela Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais. Desde 2016 é Professora efetiva no Instituto Federal de Minas Gerais, atuando nos cursos de Design de Interiores e Técnico Integrado de Edificações. Atualmente é coordenadora do Setor de Extensão do campus Santa Luzia. Entre os anos de 2003 e 2016, atuou como docente na Escola de Design da UEMG, também exercendo cargos de gestão na instituição tais como a coordenação do Centro Design Empresa, a gestão da Incubadora de Empresas e Negócios de Design e a subcoordenação do curso de Design de Ambientes. Coordena o Grupo de Pesquisa do CNPq, Design para Ambientes, dedicando-se aos estudos relacionados à Pesquisa, Ensino e Projeto de Design.


Prof.ª Ms.ª Thábata Regina de Souza Brito


Designer de Ambientes pela Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG. Mestra em Design Inovação e Sustentabilidade pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Doutoranda em Design pela Universidade de São Paulo -FAUUSP. na linha de pesquisa Design e processos. Desde agosto de 2017 é professora do Centro Universitário UNA leciona nos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design Gráfico, Design de Interiores e Engenharia Civil. Foi professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG – Campus Santa Luzia) nos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design de Interiores e Engenharia Civil. Foi professora convidada no Curso técnico subsequente em Desenho de Construção Civil – EAD do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. No ano de 2017 foi professora designada no curso de Design de Ambientes da Escola de Design – UEMG. Atuou como bolsista voluntaria no CEDTec – Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design e Tecnologia da UEMG, laboratório membro da Rede DESIS (rede Mundial de Inovação Social). Foi bolsista de iniciação cientifica financiada pela Fapemig e bolsista de extensão durante dois anos na graduação custeada pela Propex.

 

 

Prof. Ms. Thiego Barros de Almeida Brandão


Graduado em Design de Interiores pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do estado da Paraíba (2008). Especialista em Docência na Educação Profissional e Tecnológica pelo SENAI – CETIQT-RJ. MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, pelo Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNIRN). Cursando MBA em Desenvolvimento de Startups. Mestre em Design, pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Instrutor Educacional de Nível Superior – SENAI – Departamento Regional da Paraíba, atuando principalmente nos seguintes temas: inovação, projetos, pesquisa, empreendedorismo, AutoCAD, Revit, Promob, Design Universal, entre outros. Atualmente é Supervisor de Estratégias Educacionais da Federação da Indústria da Paraíba – FIEP e Docente do curso de Design de Interiores da Faculdade Rebouças de Campina Grande.